domingo, abril 29, 2007

Olhar

O lugar onde trabalho dá vista para todo o Aterro do Flamengo. É uma paisagem estonteante: Morro da Urca, Praia de Botafogo, MAM, Baía de Guanabara, Niterói (bairrismo até no blog). Cai a noite e o espetáculo se torna ainda mais bonito, num salpicar de cores que dançam no céu, encenando o seu teatro em meio às estrelas que vão surgindo no horizonte.

Foi vendo esta cena que comecei a pensar sobre uma aula que tive na faculdade onde discutíamos o olhar. Estamos tão acostumados com a paisagem do dia-a-dia que perdemos a capacidade de apreciar o que está ao nosso redor. Esquecemos o belo; ignoramos, na verdade, por estarmos imersos num emaranhado de pensamentos e preocupações - na nossa própria mediocridade.

Precisamos reaprender a olhar. Reeducarmos nossa visão para observarmos aquilo que há de melhor, não só em paisagens, mas sim em tudo o que nos cerca. Adimirar. Tirar um minuto do nosso dia corrido para simplesmente apreciar, respirar, suspirar. Para encontrarmos no olhar tudo aquilo que nos faz bem, nos faz mais felizes.

Assim, quem sabe, passaremos a ver o mundo não mais como meros transeuntes, mas como poetas do nosso próprio olhar.

Olhe.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial